Como cuidar de tintas e equipamentos

Veja a maneira correta de armazenar suas tintas e equipamentos em períodos sem utilização.


A armazenagem correta das tintas utilizadas na impressão é fundamental para garantir sua qualidade e durabilidade. Existem algumas etapas e cuidados específicos que devem ser seguidos para cada tipo de tinta, seja ela de sublimação, solvente ou UV.
Além disso, em períodos em que a empresa não está trabalhando, como nas festas de fim de ano, os equipamentos ficam parados, e muitas pessoas se perguntam sobre como lidar com essa situação da melhor maneira.
Neste artigo, vamos abordar as melhores práticas para armazenar as tintas, de forma a preservar suas propriedades e evitar problemas durante o processo de impressão, e como lidar com seus equipamentos em períodos de longa inatividade. Confira!

Armazenamento de tintas UV


A tinta UV é a mais complexa de ser armazenada, devido à sua sensibilidade à luz ultravioleta. A exposição direta à luz do sol pode causar a fotólise nos componentes da tinta, comprometendo sua qualidade. Por isso, é fundamental armazenar a tinta UV em um local escuro, de preferência em um armário fechado que impeça totalmente a incidência de luz. Essa medida é indispensável para preservar a tinta UV.
Além disso, é importante evitar grandes oscilações de temperatura e umidade no ambiente de armazenamento da tinta. Variações extremas de temperatura podem causar a separação dos componentes da tinta, afetando sua qualidade e durabilidade. Portanto, escolha um local adequado, onde a temperatura seja estável e a umidade seja controlada.
Para garantir a umidade controlada no armário de armazenamento, você pode utilizar um desumidificador. Caso esse equipamento seja muito caro ou indisponível, uma alternativa mais simples é utilizar sachês de sílica, que são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção. Esses sachês ajudam a reduzir consideravelmente a umidade no ambiente.

Armazenamento de outras tintas


Apesar da tinta UV ser a mais sensível, é recomendado seguir algumas boas práticas de armazenamento também para as outras tintas, como as sublimáticas e solventes. Evitar a exposição à luz do sol e grandes oscilações de temperatura e umidade ainda é importante para preservar a qualidade dessas tintas.
A exposição à luz solar pode afetar a cor dos pigmentos presentes nas tintas, causando a perda de suas propriedades ao longo do tempo. Portanto, é recomendado que todas as tintas sejam armazenadas em um local escuro, assim como citado acima.

Cuidados com os equipamentos


Além do armazenamento correto das tintas, é fundamental ter cuidado com os equipamentos utilizados para impressão. Esses equipamentos também podem sofrer danos se não forem devidamente cuidados, principalmente em períodos de longa inatividade. Qual seria a solução nesse caso?
Para garantir que os equipamentos voltem a operar normalmente após um período de inatividade, como nas festas de fim de ano, é altamente recomendado NÃO desligar a máquina para períodos acima de 1 semana. Após anos de experiência e testes, foi notado que desligar o equipamento por períodos longos pode trazer danos à máquina, que pode não voltar a funcionar como antes.
Nesse caso, a melhor solução seria atribuir a uma pessoa a função de ligar a máquina pelo menos duas vezes na semana e colocá-la para funcionar. Outra possibilidade funcional é utilizar o próprio sistema de limpeza automática do equipamento, deixando-o ligado e programando para que essa limpeza ocorra periodicamente. Lembre-se sempre de calcular se o equipamento terá tinta o suficiente para realizar esse processo durante o tempo de recesso.
Já num cenário onde nenhuma das alternativas citadas seja possível e o desligamento do equipamento tenha que ocorrer, você precisará de um técnico especializado, para realizar os processos necessários, como a retirada de tinta da tubulação, do reservatório e da cabeça de impressão, etc.

Como a AKAD pode te ajudar nisso?


Esperamos que nossas dicas tenham solucionado qualquer tipo de dúvida sobre esse tema que é tão importante na comunicação visual.
Além da importância de armazenar as suas tintas da forma correta, possuir uma tinta de qualidade minimiza os riscos que podem aparecer. E pensando nisso, a AKAD lançou a linha de tintas Novajet, a primeira tinta assinada do Brasil, que une qualidade com preços competitivos no mercado brasileiro.
No tópico do cuidado com os equipamentos, grande parte das máquinas da linha Novajet possui o sistema de limpeza automático, que é essencial para a manutenção do seu equipamento. Como dito anteriormente, isso minimiza o risco de danos ao equipamento em períodos de inatividade.

por Akad

- 1823 visualizações

    Palavras-chave: ribbon, datacard, fargo, cartão ultracard, ultracard, cartão para impressora, cartão pvc

    Confira mais publicações: